O patético Sistema Prisional Brasileiro

domingo, 18 de maio de 2008






Antes de dar início ao tema, gostaria de colocar uma premissa. Imaginemos que nosso sistema criminal não condena inocentes, é perfeito, só vão encarcerados os criminosos, aqueles culpados pelos atos que cometeram. Sim, imaginemos que aqui não é a historinha da Alice, aquela do país das maravilhas, só lá os inocentes são presos. Premissa posta, vamos ao texto.

A mentalidade dos brasileiros em geral é de que criminosos são a escória da sociedade, devem ser punidos das piores maneiras. Quem se importa com o que um prisioneiro come, com o que ele veste, como é tratado quando fica doente? Ah, isso é coisa para parente de detento, não pra nós, não é mesmo? NÃO, não é mesmo!


Desde seu surgimento (aqui não me compete discutir teorias criacionistas ou evolucionistas) o homem, como ser gregário, vive em grupos. Essa convivência é passível de conflitos, conflitos estes que ao longo do tempo foi-se entendendo que precisavam ser dirimidos para a própria continuidade da humanidade. Abriu mão, o homem, de sua liberdade em prol de uma convivência pacífica em seu grupo, assim os conflitos poderiam ser dirimidos.


Hoje em dia temos a Justiça, através da qual a sociedade é regulada, os conflitos dirimidos. Parte-se do pressuposto que, num sistema criminal, o homem que comete um ato ilícito deve ser punido, para que possa entender que seu ato não condiz com os princípios que regem aquela sociedade, passando assim a ser reintegrado ao convívio social.


Está então totalmente corrompido e deturpado o nosso sistema criminal. Que tipo de reintegração temos oferecido àqueles que infringem as normas? Nenhuma. O sistema criminal é na verdade a “escola do crime”, expressão hoje tão usada.

O ser humano entra no sistema como um doente que tem apenas um resfriado e precisa se recuperar e sai de lá como um doente terminal, que já não tem esperanças na cura.


Nós, sociedade, precisamos entender isso, compreender que nem tudo é tão simples quanto nos mostra a imprensa. Devemos analisar a situação daqueles marginalizados pela sociedade, deixando de lado nossos instintos primitivos de punição como vingança.

9 comentários:

Egon Henrique disse...

ola :D

primeiramente desculpa por não ter lido o texto mas prometo outra hora vim ler ^^

eu não estou apaixonado nao hehehehe
eu não namoro e nem tenho uma paixão, só tenho bastante facilidade de falar sobre amor, e esses sentimentos bons.


se quizer me linka ae ;D
to linkando vc

Carlos Howes disse...

A mais pura verdade é que no nosso sistema criminal uma pessoa quando é encarcerada sai de seu cárcere provelmente com uma chance de estar ainda psicologicamente mais perturbada do quanto entrou. Nosso sistema não fornece nenhuma estrutura para reintegrar as pessoas à sociedade, muito pelo contrário, nossas cadeias afundam mais as pessoas no mundo do crime, das drogas e do submundo... E ainda consomem um grande dinheiro do nossos impostos.

Unknown disse...

Olá.

Cheguei em uma hora de justiça. Bem, as indignações de alguns brasileiros para com a prisão daqueles "criminosos" é algo primitivo. Enquanto eu lia esse tópico, lembrei de como todos escandalizam o caso Isabela. Condenam o pai, a madrastra de forma bruta. Com xingamentos, com um ódio que não sei onde esse povo vai buscar.

Sim, eu concordo com a prisão dos dois. Até porque, foram levantadas várias provas do crime. Sim, concordo com a prisão que eles se encontram hoje em dia. E acho de fundamental importância, que tenha contato deles com outros presos. Porque não é um caso "normal". E sim, um caso como outro qualquer. O problema é que a mídia caiu em cima, como se fosse para desvendar um mistério de último capítulo de novela. Criando assim, uma revolta na maioria dos brasileiros. Quando estamos tratando, também, de seres humanos.

*muitíssimo obrigado pela visita no me blog, Rosana. Você não chegou lá numa "má hora", digamos assim. Aquilo não aconteceu comigo. Mas acontece com muitos homens por ai afora. Tudo se resolve com o tempo, não é mesmo?

Beijo!
=]

Bruno Pedrassani disse...

Pois é Rosana. O sistema atual é falho e totalmente ineficiente. Não só o prisional, mas também de menores. Todos conhecem a FEBEM.

Sabendo que o sistema não funciona, mas mesmo assim insistimos nele, então não é errado tirar o mérito das pessoas que pensam que quem está na cadeia é "podre". Hora ou outra ficará assim. Veja que não defendo esse ponto de vista, mas é a realidade. Pra mudar a visão da sociedade, primeiro temos que mudar o sistema carcerário.

Abraços
________
http://nodoadouniverso.wordpress.com

Regiane K. Freitas disse...

Gostei muito do seu blog!!!
Esta muito legal!
Parab�ns

Carolina de Castro disse...

Ainda bem que tem gente q escolheu como profissão a defesa dos seres humanos!
Bjos

Nat disse...

hum...interessante! realmente, o sistema prisional no país é falho e sei que a justiça deve estar voltada para esses que estão a margem da sociedade e tentar re-integrá-los, mas qual seria a solução para esse sistema? é preciso pensar metas e tentar re-integrá-los da maneira mais digna o possível,pq se o cara é pobre dificilmente vai conseguir se re-integrar,quando o cara é rica a história é outra, todo mundo trata como o pobrezinho que cometeu um erro no passado...sei lá! acho que também a uma certa hipocrisia que nos ronda!

gostei do post!!

grande beijo,
nat

Nise disse...

eu não gosto nem de comentar esse assunto.quanto mais eu entendo de "lei" mais revoltada eu fico com a "lei "brasileira.

Maria Renata disse...

Não é mole não. Afinal, é fácil só falar do caso Isabela na TV, né?
beijos!

 
by Templates para novo blogger 2007