Consumo e consumismo

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Engraçado como tenho ouvido falar tanto de consumismo de uns tempos pra cá. Mas qual a real proporção do consumo? Como percebemos se nos afeta? E o consumismo? Será que as pessoas conseguem distinguir um impulso compulsivo de comprar da real necessidade de possuir um determinado produto? Essa é a grande questão que devemos nos perguntar antes de realizar determinada compra.



Eu particularmente adoro comprar, me sinto feliz comprando, mas sempre o faço por motivos como o de deixar minha vida mais funcional, seja no dia-a-dia dentro de casa, na faculdade, nos meus relacionamentos. A internet meio que potencializou os instintos de consumo. Tudo que você pensar é só pesquisar e realizar a compra. Nessas horas que agente pensa: como é bom ter cartão de crédito.

Mas se você, assim como eu, adora fazer uma comprinha, passe a refletir por dois minutos e considerar se aquilo fará realmente alguma diferença na sua vida. Você ajuda seu bolso, ajuda a si mesmo controlando seus impulsos, e ainda ajuda o mundo através do consumo responsável.

9 comentários:

O Profeta disse...

Passamos a vida a querer o...desnecessário...


Doce beijo

Anônimo disse...

Olá, Rosana querida!
Tudo bem com você?
Gostaria muito de agradecer a sua visita ao meu blog...Volte sempre! Vou amar!
Adorei seu texto, bem atual e real. As pessoas estão consumindo em exagero, só pelo prazer de consumir.
Beijos carinhosos!

Nat disse...

aha! tive que aprender isso na marra! depois de várias dividas com cartão que até hj ainda estou terminando de pagar, aprendi. agora eu me seguro mais antes de cometer certas besteiras...sabecomoé!
obrigada por sua visita! volte sempre!!
superbeijo,
nat

Carolina de Castro disse...

A vida esta ficando futil e voraz demais.
Consumismo é a consequencia disso!
Beijo grande

Polly Etienne disse...

Eu não tenho este vício de consumismo (ufa!) sou bem prática e só compro mesmo o que preciso. Eu sou do lema de que "menos é mais" aprecio a qualidade das coisas e não quantidade. Detesto ter aquele monte de coisas sabe? tudo o que eu percebo que nao estou usando eu passo pra frente roupas, livros...adoro fazer doações. Não tenho apego a coisas e sim situações, adoro viajar e daí sim eu gasto feliz da vida...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Rosana, fazer compras em determinados dias da nossa vida, digo até que poderia ser uma terapia. Mas quando passa ao exagero de se comprar e nao usar ou guardar ai, acho que virou doenca compulsória mesmo.

Boa semana prá você.

Garota de Coturnos disse...

hauhauahau

aproveitei o cachorrão sim!
depois de tanta emoção tive fome. rs

mas a noite tive pesadelo... >:(

Carlos Howes disse...

A questão do consumismo varia de acordo com a personalidade de cada um. Como você bem citou, a principal palavra em questão aí é "impulso", afinal de contas, todos nós temos nossos desejos materiais. A grande diferença está em diferençar aquilo que é de maior utilidade cotidiana, e saber lidar com nossos desejos internos de consumo com aquilo que é mais superficial. Esta é uma verdadeira batalha interna, que requer amadurecimento, consciência, controle.

Um post muito interessante este seu.

Joyce Ramos Vieira disse...

Acho que totos tem um pouco de consumismo em si. Afinal esse é o dilema do mundo, compras, compras, compras. O ruim é quando exageramos e tornamos essa brincadeira de comprar em algo insuportável, dívidas, dívidas, dívidas.
Por isso é bom de vez em quando a gente dar uma parada, pra depois dar recomeçar rsrsrs

A respeito do meu blog, to começando agora, pouco tenho atualizado.

Preciso te falar uma coisa. Quero minha cliente Rosana de volta rsrs

Beijuuuuuuuuussssss
Saldades das suas gargalhadas e implicâncias com vc sabe quem, apesar da seriedade da questão era até interessante.

outros beijus

 
by Templates para novo blogger 2007