O caso Isabella Nardoni

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Durante as últimas semanas tenho visto muito na TV a repercussão do caso da menina Isabella Nardoni. Não estou aqui para julgar, muito menos condenar ninguém, mas me parece surreal a maneira como o casal está sendo tratado.

Partindo do pressuposto de que num Estado Democrático de Direito como o nosso, todos são inocentes até que se prove o contrário, pus-me a imaginar estar eu vivendo uma situação como esta.

Chego em casa, ponho meu filho na cama e quando volto para colocar os demais, vejo-o caído no chão do prédio, a beira da morte. Em meio a tanto desespero, culpam-me pela morte da criança, não me dando espaço nem ao menos para sentir a dor de ver um filho morto, sabe-se lá, por quais motivos. O que sentiria eu? O que passaria pela cabeça dos outros irmãos? Minha família estaria para sempre destruída? Minha carreira, meus sonhos, meu futuro... o que seria de mim? E o que pior me atingiria: seria eu massacrada pela opinião pública, sendo responsabilizada pela morte daquele que mais amo?

A sociedade está vivendo uma inversão de valores, condenar uma família ao massacre e desestruturação em razão da vã suposição de culpa é um despropósito. Pior ainda é ver a polícia agindo sem preparo e conduzindo investigações sem análise de todos os fatos, direcionada a agradar a opinião pública. Para aqueles, que assim como eu, jamais gostariam de se ver envolvidos num caso em que você é culpado antes mesmo da análise de qualquer fato, hajam, tomem partido nessa luta, para que o país possa entender que inverter valores nunca será a solução para nossos problemas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rosana, concordo com você. Não há provas concretas contra o pai e a madrasta da criança, portanto, pelo menos por respeito a dor deles, a justiça deveria deixá-los livres. Eles não estão se escondendo da justiça, estão respondendo ao processo normalmente, então, enquanto não obtiverem a resposta concreta dos fatos, é direito deles permanecerem soltos...

Concordo com você, enquanto nada for provado, eles não podem ser julgados.

Até mais. =)

Garota Enxaqueca disse...

Concordo com vc, guapa... A polícia brasileira está totalmente despreparada para lidar com esses casos... E também acredito que todos somos inocentes até que se prove o contrário... Mas sabe o que é pior? Eles não vão conseguir culpar ninguém e a culpa vai realmente ficar em cima do pai e da madrasta - porque é isso que a Globo quer (é só ver a abertura que eles dão pro caso... e SÓ ELES conseguem as entrevistas... Já viu algo assim!?)

ana laura diniz disse...

olá, rosana,

muito prazer!!! agradeço a visita no mão na kumbuka e espero que seja a primeira de muitas. li o seu post sobre o caso isabella e você deve ter visto por lá o artigo que escrevi. a falta de ética por parte de alguns colegas de profissão e de certos (muitos) veículos de comunicação é de lascar. ou de envergonhar.
...
quanto a campanha, fiquei muito feliz por ter gostado da idéia que sugeri sobre a leitura. "troque a tv por um bom livro". também cresci numa casa em que todos devoravam livros. aliás, qualquer tipo de leitura... e quanto mais o tempo passa é que percebemos realmente a diferença... e o quão benéfico esse hábito é.
bom, já somos duas =D. se possível, divulgue ou espalhe o caminho do kumbuka para que tenhamos mais e mais adeptos. amanhã darei um jeito de fazer uns logos pra campanha. assim que terminar a de analfabetismo, entramos com essa. isso, sábado será um bom dia para "decolarmos" a nova campanha. assim o tema não esfria e fica tudo amarradinho... concorda?

beijos e até sempre =D

ana laura diniz disse...

háhá, agora que eu vi. você mora em linhares, menina? conheci a tua cidade há muitos anos... é que morei oito anos em vitória/es...nossa, viajei em lembranças agora.

beijos, beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Rosana, tem certas coisas que nao dá mesmo para entender. Principalmente com uma crianca. É de partir o coracao.

Olha, vim aqui agradecer sua participacao na blogagem amanha contra o analfabetismo.

Valeu.

Beijao e até lá.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi, só lembrando que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva "O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?"

Abracos

Luciana Clarissa disse...

noossa! adorei o texto! realmente,isso tudo está entristecendo o Brasil! mas, a justiça de Deus é perfeita e tudo já está muito bem encanminhado...apesar dessa nuvem negra!
adorei seu comentário no meu blog.
beijinhooooos:)

Jonathan Botelho disse...

Eaí , como estudante de Direito tambem percebo as aberraçoes juridicas cometidas, e como a mídia é poderosa para afazer o que quizer, nem mesmo o sistema juridico está a salvo do bombardeio sensacionalista mídia em busca de audiencia.
obrigado pela visita no pensetambem.volte qndo quiser
bjos

 
by Templates para novo blogger 2007